post\stone v2.1a

föstudagur, desember 24, 2004 natal, é?

hm, tudo jogada de marketing pros pipoqueiros ganharem mais grana.

dia 24/dezembro foi ao ar, em 1906, o primeiro programa de rádio.

mas lord djizus krist nasceu mesmo dia 25?

yule é a celebração do solstício de inverno pelos pagãos germânicos antes da chegada do cristianismo. era celebrada todo ano, no dia 21/dezembro. talvez por isso, yule também possa significar "natal", no inglês arcaico.
muitos símbolos associados ao moderno feriado do natal (como por exemplo, comer carne como um porco, árvores de natal, o agrupamento de presentes, e as plantas usadas nos enfeites) são aparentemente derivadas dessa celebração. quando os missionários começaram a converter os germânicos para o cristianismo, eles acharam mais fácil (e parece que foi mesmo) simplesmente lhes apontar uma reinterpretação dos feriados, e deixar a cerimônia em si praticamente intacta. a tradição de matar um porco no natal é provavelmente a evidência mais saliente pra isso. originalmente, esse porco seria um sacrifício ao deus freyr nas celebrações de yule.
e a páscoa parece ter a mesma origem.

comportamentos assim de certo são os mais culpados pela grande massa de "católicos de natal" (vulgarmente conhecidos como "católicos não praticantes"; escolhem o catolicismo por ser a religião padrão no país e fodam-se as obrigações).
eu imagino os padres falando com os germânicos algo do tipo "não não, tudo bem, pode continuar celebrando do seu jeito, é só dizer que você é católico que você vai viver no céu ao lado do senhor pelo resto da eternidade, ok?"
e eu fico imaginando, qual era a maldita visão que os germânicos tinham do céu bíblico, se a religião deles já era tão ligada à astronomia. (lê-se religião mais "avançada", no ponto de vista científico)
por isso, engenharia social nota 10 pros senhores padres. mas eu os odeio profundamente por ter destruído a dádiva cultural e todo o conhecimento dos egípcios, incas, astecas, e todas as outras civilizações que eles desprezaram e queimaram por pura jogada de marketing.
conhecimento que provavelmente jamais teremos de volta, coisas que poderiam, talvez, ter feito a nossa humanidade ter se desenvolvido de outra maneira. uma maneira mais natural.

mas não! as pessoas sempre agem com ignorância extrema perante o desconhecido -- e provavelmente vai ser assim pra sempre.

já chega por hoje.
feliz natal, e lembre-se, se você for à missa, não faça tanta questão assim de assistí-la, pois já vai ter muita gente lá dentro. te garanto que o papai do céu não vai estar carente. e ele vai estar de bom humor também... sabe como é, alegria de pai.
e ele não deve tar nem aí pra você. deve estar arrumando o quarto do djezus.
ao invés disso, deixe de ser mão de vaca e compre pipoca! com queijinho, se possível, pois por trás daquele carrinho, deve existir alguém que precisa de dinheiro muito mais que uma instituição de ~2000 anos, e esse alguém provavelmente quer ceiar e tomar uma cerveja bem gelada quando chegar em casa, comemorando seu pico de vendas no ano!


ite, missa est.
(é, a missa acabou, agora que já enchemos o bolso de dinheiro e fizemos nossa lavagem cerebral semanal com sucesso, caiam fora daqui. opsss, errrm, uh, vão em paz, e que o senhor vos acompanhe.)


rafael at 1:37 f.h.



da memória.